quinta-feira, 10 de setembro de 2009

KIBE DE FORNO

E aí ?! Experimentaram o Cookie ? Ou estão esperando alguém fazer para vocês só degustarem ?
Vamos lá! Mãos na massa!

Pra segunda receita, escolhi um maravilhoso Kibe de Forno!

Eu adoro kibe, sempre foram meus salgadinhos prediletos em festa infantis! Mas fiquem tranquilos que esse kibe é assado, e mais saudável!

Eu até pouco tempo atrás não era muito fã do kibe de forno (de tabuleiro, assado, entre outros nomes). talvez por ter tido alguma experiência ruim, da qual não me recordo precisamente. Porém, provei um há algum tempo atrás que me fez mudar completamente meu conceito e apetite em relação a essa iguaria árabe.

Vamos ao que interessa!




INGREDIENTES (MASSA)

- 2,5 Kg de carne moída (escolhi Patinho);
- 500g de Trigo para Kibe;
- 1 cebola picada;
- 1/2 maço de hortelã;
- pimenta (pode ser síria ou outra de seu gosto);
- sal a gosto.

INGREDIENTES (RECHEIO)

- 300g de ricota;
- 1/2 maço de cheiro verde;
- 200g de creme de leite light;
- 200g requeijão light;
- 100 de queijo parmesão ralado;
- pimenta a gosto;
- sal a gosto;
- azeite a gosto.

PREPARO

Primeiramente, deixe o trigo de molho por aproximadamente 2 horas (ou pelo menos uns 40 minutos). Retire a água, e deixe-o seco. Uma opção para isso é colocá-lo em um pano de prato, e depois torcê-lo.

Já com o trigo seco, misture-o com a carne moída, e tempere com a cebola, o hortelã, a pimenta e o sal a gosto.

Separe metade desta mistura, e forre o fundo e as laterais da travessa (bandeja, pirex, recipiente, ...), e reserve o que sobrou. Lembrando que é necessário untar o fundo, para que seu kibe não fique grudado! O que usar ? Hmmm...margarina light! Rs

Agora vamos passar para o recheio! Hmmmm....

Esfarele a ricota, e adicione o requeijão e o creme de leite LIGHT (foi uma opção minha para tornar a receita mais saudável), e tempere com o cheiro verde picado, sal, pimenta e azeite.

E agora ?! Adivinhe só....

Você vai colocar o recheio sobre a massa que está no fundo da travessa. Distribua bem, deixando-o uniforme. Feito isso, polvilhe o queijo parmesão sobre "a deliciosa massa branca" (recheio).

E pra finalizar: acrescente o restante da massa que você reservou, e cubra com papel alumínio!

Leve ao forno em temperatura média-alta, por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais uns 20 min., ou até que fique "dourado" (pra dar aquela crocância!!!).

VOILÀ!
(expressão francesa que significa "Veja lá")

Bom apetite e....

...PASSE ADIANTE!

5 comentários:

  1. E sabe o que é o melhor de tudo?
    Eu provo toooooodas as receitas. =)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! E mais do que merecido você experimentar as receitas, afinal é você quem me inspira e me incentiva na cozinha!

    ResponderExcluir
  3. Ai, meu pai.... até aqui esse amor....!!!!!rsrs!!! Esse kibe é bom!

    ResponderExcluir
  4. vou fazer amanha pra comemorar com a minha momo!

    ResponderExcluir